Se me procuras no olhar de uma criança, no sorriso de um idoso, na inocência de um animal, na simplicidade da natureza, no gesto de doação, na benevolência do perdão, nas páginas de um livro, na letra de uma música, no roteiro de um filme, nas poesias, nos textos de escritores que admiro, nos meus estudos, nas minhas pesquisas, nos meus desabafos, nas mal traçadas linhas que insisto em escrever... é ai que me encontras e é o que encontrarás por aqui, pois me encontro no que acredito...
Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever (Clarice Lispector)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Resiliência



Ouvi essa palavra um tempo atrás de uma pessoa que... bem deixa pra lá, no momento não dei muita importância, mas por algum motivo ela ficou na minha mente e vira e mexe ela surge...
Hoje foi um momento como esse, Resiliência...A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. podendo também se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.
Definido de um modo que o meu "eu" entenda, é a vontade de superar, de buscar sempre um novo caminho, de não me deixar abater, de sempre alçar novos voos depois de mais uma queda e de erguer a cabeça de modo que o horizonte seja sempre o destino a ser seguido...Afinal já me disse Neruda (intimidade pouca é bobagem né...rs) Sou livre para fazer minhas escolhas, mas serei sempre prisioneira das consequências delas...
Que então eu possa sempre arcar com as consequências e seja de alguma forma a flor a brotar no deserto.

Nenhum comentário: