Se me procuras no olhar de uma criança, no sorriso de um idoso, na inocência de um animal, na simplicidade da natureza, no gesto de doação, na benevolência do perdão, nas páginas de um livro, na letra de uma música, no roteiro de um filme, nas poesias, nos textos de escritores que admiro, nos meus estudos, nas minhas pesquisas, nos meus desabafos, nas mal traçadas linhas que insisto em escrever... é ai que me encontras e é o que encontrarás por aqui, pois me encontro no que acredito...
Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever (Clarice Lispector)

domingo, 17 de abril de 2011

Quando o amigo deixa de ser "só" amigo...

Curiosidade é elemento fundamental na minha profissão e seguindo essa característica lá fui eu para as páginas do “Pai de Todos” o Sr. Aurélio, questioná-lo sobre essa tal relação que não há quem não tenha, uns de maior intensidade e aproximação, outros menos, mas todos tem uma relação de amizade.
E eis que tomada pela curiosidade a respeito, o Sr Aurélio me diz que é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual, bem não tomaremos ao pé da letra essa informação, mas tomaremos como base, pois sabemos que todos têm amigos, sejam eles aqueles que crescemos juntos, morando na mesma rua, no mesmo prédio ou no mesmo bairro, aquele que conhecemos no ônibus que pegamos diariamente para irmos à escola ou ao trabalho, aquele das peladas de futebol ou das reuniões de luluzinhas, aqueles que confiamos nossos maiores segredo, os que fazemos na escola, os que fazemos no trabalho e também os que conhecemos pela internet
E dependendo do grau de amizade e aproximação afetiva alguns amigos ultrapassam esse estágio de ser só amigo e passa a serem confidentes, companheiros, irmãos, os tão falados irmãos que a vida nos possibilita escolher, aqueles com quem você não se imagina mais sem a convivência, que é a primeira pessoa que você pensa quando algo de bom lhe acontece, ou a quem você primeiro recorre quando passa por momentos não tão bons.
E parafraseando o poeta, muitas pessoas passam por nossas vidas, mas só os verdadeiros amigos deixam pegadas em nossos corações, e esses são os que nos marcam para vida toda, são esses que mesmo que passemos meses sem contato ou sem um telefonema sequer, no reencontro é como se o tempo não houvesse passado, é como se você estivesse estado ao lado durante todo tempo.
E outros amigos surgem na vida dos seus amigos, assim como na sua e o sentimento ciúme faz parte dessa relação, sabe aquela sensação de que está perdendo espaço? Ou mesmo de que o seu melhor amigo tem deixado você de lado pelo outro, que você não é mais o seu confidente, pois é, são sensações que fazem parte de uma amizade verdadeira, e que é benéfica no sentido de que se elas existem é porque o amigo em questão já deixou de ser só amigo e já se tornou irmão, mas como em qualquer relação o ciúme não pode ser doentio, ciúme assim é doença, afinal nenhum amigo é propriedade ou exclusividade do outro, e não é porque ele tem outros amigos que deixará de ser seu amigo.
Amizade é relação que não exige tempo, distância ou circunstância, amizade não ver cor, raça nem condição social, amigo recrimina, mas não discrimina, amigo apoia, chora e rir junto, te da a mão, o ombro, o colo, amigo fica com você em silêncio e é como se tivessem tido uma conversa de horas, amigo te alerta sobre perigos e caminhos errados, amigo não concorda com tudo, amigo não te mete em roubadas.
E que bom quando podemos estar ao lado dos nossos amigos, que bom partilhar de festas, de passeios, de aniversários, mas está geograficamente perto não é condição pra ser amigo, pra ser amigo não importa se você mora no Brasil e ele no Japão Não há distância nem empecilhos que se oponham às coisas do coração. Ser amigo é muito mais que olhar nos olhos, tocar no ombro,... Ser amigo é ter um irmão em algum lugar, onde, mesmo quando não é possível falar, ainda assim ouvimos com o coração.
E mais uma vez parafrasearei e direi de coração aberto, eu tenho lindos amigos que estão sempre ao meu lado e me fazem rir, sou uma pessoa muito rica, e por isso declaro: Enquanto houver vocês do outro lado, aqui do outro eu consigo me orientar.

Um comentário:

Blog Catingueira em Foco disse...

Adorei seu novo projeto! Voçê esceve como ninguém...sou sua fã.

Maria Helena